quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

exercícios reino vegetal

 01. As briófitas como as hepáticas e os musgos, são pequenas plantas que, frequentemente, crescem em locais úmidos ou ao longo das margens de cursos d’água. Enuncie duas características que as briófitas apresentam que fazem com que elas sejam dependentes dos ambientes umidos.

02. Muitas características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considerando os musgos e as samambaias, descreva uma característica compartilhada pelos musgos e samambaias que tornam essas plantas dependentes da água para a fertilização.

03. A respeito do Reino das plantas e com auxílio da figura a seguir, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados.

  
1.(C)(E) As plantas indicadas por III são pteridófitas vasculares, sem flores e sementes.
2.(C)(E) As briófitas, representadas por II, são organismos avasculares que retém água entre suas estruturas.
3.(C)(E) O número V representa as angiospermas. Estes são organismos que apresentam tubo polínico, vasos condutores e frutos.
4.(C)(E) A estrutura número IV ocorre em gimnospermas. Essas plantas apresentam sementes expostas (nuas).

04. A conquista do ambiente terrestre pelas plantas só foi possível graças a um conjunto de adaptações. Indique duas adaptações dos vegetais terrestres relacionados à economia de água, e, em seguida, enuncie duas estruturas vegetais que permitem a dispersão (estruturas reprodutivas) das pteridófitas e das gimnospermas, respectivamente, independentemente do meio aquático.

05. A fisiologia vegetal compreende as diferentes funções exercidas pelos tecidos e órgãos das plantas. Em relação à Fisiologia, julgue os itens corretos, e ao término, dê como resposta a soma dos números associados a estes itens corretos.
(01) A absorção de água e sais minerais do solo se efetua por meio de pelos absorventes da raiz.
(02) Os estômatos, através do seu mecanismo de abertura e fechamento, têm papel importante no transporte da seiva bruta.
(04) Gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila são imprescindíveis para que haja fotossíntese.
(08) A germinação das sementes depende de vários fatores externos, como umidade, temperatura e oxigênio.
Soma ( )

06. Com relação às raízes dos vegetais e com o auxílio da Figura, descubra os itens corretos e, ao término, dê como resposta a soma dos números associados a esses itens.
(01) Raízes como as da figueira possuem um eixo central mais desenvolvido e também estão presentes em vegetais como o milho e o capim.
(02) As raízes respiratórias, presentes nos mangues, promovem uma maior absorção de oxigênio.
(04) Raízes tabulares aumentam a estabilidade de árvores frondosas (abundante de folhas e ramos), como as figueiras.
(08) As raízes sugadoras dos vegetais parasitas, como o cipó-chumbo, penetram nos caules de plantas hospedeiras, sugando a seiva que necessitam.
(16) A raiz tuberosa, presente na cenoura e beterraba, acumula substâncias nutritivas.

SOMA (______)

Nenhum comentário:

Postar um comentário