quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Exercícios sobre microorganismos

1. Quantos microrganismos vivem em um corpo sadio?
Você nem pode imaginar. Aliás, você nem é você, um indivíduo, mas uma comunidade polpuda de microrganismos. Afinal, para cada célula do seu corpo existem 10 deles. Multiplique seus 100 trilhões de células por 10 e você terá o total de microintrusos que habitam um corpo saudável. É o que diz o Projeto Microbiano Humano, lançado em 2008 pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Cerca de 600 espécies de bactérias e vírus vivem na boca de qualquer pessoa. Os cientistas também descobriram que há comunidades específicas vivendo na língua, nos dentes e na gengiva. 60% dos microrganismos do seu corpo vivem no sistema digestivo, 1150 espécies já foram identificadas. Sem as bactérias que vivem no estômago e no intestino delgado, você teria sérias limitações na capacidade de digerir e absorver nutrientes dos alimentos.
Superinteressante. Editora Abril, 2012 (edição 300-A), p. 53.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes:
1.(C)(E) Segundo o texto, na nossa boca existem inúmeras bactérias que não provocam mal nenhum. Mas algumas delas fermentam o açúcar contido em restos de alimentos que se depositam sobre os dentes e os transformam em ácidos que causam as cáries.
2.(C)(E) As bactérias são seres unicelulares procariontes, ou seja, apresentam núcleo organizado, e se reproduzem sexuadamente.
3.(C)(E) Para tratar uma infecção causada por bactérias, devemos tomar antibióticos que devem ser receitados pelo médico.
4.(C)(E) Algumas bactérias vivem em nosso intestino ingerindo parte do nosso alimento, porém nos ajudam, porque produzem certas vitaminas, que são substâncias úteis ao organismo.
5.(C)(E) Algumas bactérias não possuem material genético, mas em compensação apresentam parede celular que as protegem.

2. O vírus HIV
Calcula-se que há no mundo, atualmente, cerca de vinte e cinco milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV. O problema está presente nos cinco continentes, e o número de infectados continua crescendo. A esperança de obter uma vacina que o combata esbarra em várias dificuldades, como, por exemplo, a grande variabilidade do vírus.
SCOTT, Andrew. Piratas da célula. Edições 70, Lisboa, 1987 (com adaptações)
10. Sobre o vírus da AIDS, julgue os itens a seguir em (C) para os certos ou (E) para os errados.
1.(C)(E) O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV.
2.(C)(E) Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez, por meio do parto ou pela amamentação.
3.(C)(E) Pacientes com AIDS podem apresentar infecções secundárias ou câncer, em função da debilitação do sistema imunológico.
4.(C)(E) Quando a relação parasitária se estabelece dentro do organismo, o material genético do vírus HIV assume o comando da célula hospedeira para originar centenas de novos vírus e, dessa forma, acaba por debilitar o sistema imunológico do ser contaminado.

5.(C)(E) Quando se fala em pessoa com AIDS, isso significa dizer que ela já apresenta sintomas que caracterizam a doença, o que geralmente marca o início do tratamento com medicamentos que tentarão combater a reprodução do vírus HIV, que é um parasita intracelular obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário