sábado, 19 de maio de 2012

Seminários - Tema 4 - Contracepção


O que são métodos contraceptivos

Os métodos anticoncepcionais ou contraceptivos são diversos. Eles são utilizados para a contracepção da gravidez, ou seja, para prevenir uma gravidez indesejada. Para que eles deem efeitos é indispensável a sua correta utilização. Em alguns métodos é necessário o acompanhamento médico, podem ter efeitos colaterais...


Métodos de barreira:

Os métodos de barreira são métodos utilizados para a contracepção. Eles servem para a prevenção da gravidez, impedindo que o espermatozóide chegue ao óvulo, por isso o nome, eles barram o espermatozóide para não ocorrer a fecundação.

Camisinha


Existem dois tipos de camisinha, a feminina e a masculina.  A feminina é pouco utilizada hoje em dia, mais cara, difícil de encontrar e deve ser colocada bem antes do ato sexual, já a masculina pode ser colocada um pouco antes do sexo e se for mal colocada, pode formar bolhas e assim estourar com mais facilidade. Além de proteger contra a gravidez é o único método que protege também contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).





Diafragma

O diafragma protege contra a gravidez, se for utilizado corretamente. Ele impede a passagem dos espermatozoides cobrindo o colo do útero. É possível reutilizá-lo se lavado adequadamente, é composto de borracha ou, em outros casos de silicone. Deve ser posto quinze minutos antes do sexo e retirado de seis a oito horas depois do mesmo.  O médico deve analisar a vagina para indicar o tamanho apropriado.




Esponja vaginal

É uma pequena esponja que contem espermicidas como o nonoxynol-9, que imobiliza e mata o espermatozóide. Ela absorve o sêmen e não deixa que os espermatozóides entrem. Mas ela é importada, por isso cara, descartável e não muito utilizada.







Métodos comportamentais.

Nos métodos comportamentais se tem a identificação do período fértil da mulher que irá identificar o tempo de abstinência e também se tem a interrupção do ato sexual. Os tipos de métodos comportamentais são a tabelinha, o coito interrompido e o Billings. Esses métodos não são muito eficientes. 

Tabelinha

 Serve para calcular o dia em que a mulher vai ovular, pois assim não fazem atividades sexuais nesse período, diminuindo a chance de reprodução. Calcula-se assim: você faz o dia da menstruação, subtrai por quatorze, e no resultado você não deve fazer sexo quatro dias antes e quatro dias depois.Exemplo: Você menstrua dia 21, faz 21-14= 7, do dia 3 ao dia 11 você não deve ter relações sexuais, para não ter o risco de engravidar.






Coito interrompido  
Baseia-se na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, o homem, quando o homem nota que vai ejacular, ele tira o pênis da vagina, fazendo com que os espermatozóides não sejam liberados e fecundados. E não é muito recomendável, pois o ato sexual não ocorre por completo e não tem uma garantida que a ejaculação não terá penetrado. 


Billings





Esse método funciona com a analise do muco cervical do colo uterino. Na época da ovulação o muco acaba ficando mais elástico e escorregadio, então o casal não deve fazer sexo durante esse período.







Métodos hormonais

São hormônios artificiais produzidos para a não ovulação da mulher. Eles funcionam com a inibição da produção nos ovários. Os seus efeitos colaterais vão desde sangramentos irregulares até um ligeiro ganho de peso.

Contraceptivos Orais
São conhecidos como pílulas. Deve começar a utilizá-lo no primeiro dia de menstruarão e, em alguns casos, tem que ser utilizadas por 21 dias seguidos. È necessário tomar a pílula sempre no mesmo horário. Além de prevenir a gravidez, a outros benefícios do seu uso tais como a regularização da menstruação, elas aliviam a tensão pré menstrual (TPM), reduzem as chances de se ter câncer de ovário e no útero, reduzem o risco de cólicas menstruais, diminuem o fluxo menstrual e levam a regressão de cistos de ovário.
            São divididas em três grupos:
Pílulas monofásicas em que se toma uma pílula por dia na mesma dosagem hormonal.

Pílulas multifásicas na qual se toma uma pílula por dia mas em diferentes dosagens, de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher.
Pílulas de baixa dosagem que são conhecidas como mínipilulas. Essas causam pouco efeito colateral e contem apenas um hormônio, mas devem ser tomadas todos os dias.


Contraceptivos injetáveis
Eles são divididos em dois tipos os que injetamos mensalmente e os que são injetáveis trimestralmente. É de fácil utilização e tem boa qualidade.
No caso dos injetáveis trimensalmente, a mulher só conseguira voltar a ser fértil de seis a dose meses após a sua interrupção. E nos injetáveis mensalmente ser tem uma rápida volta da fertilidade após a interrupção.

Anel Vaginal


São feitos de plásticos que contem hormônios, eles são colocados na parte superior do colo do útero e devem ser colocados na primeira semana da menstruação e deixados por três semanas, não atrapalha a relação sexual e é bem eficiente. Ele funciona liberando constantemente pequenas doses de hormônios que inibem a ovulação. A mulher faz uma pausa de sete dias e depois volta a reutilizar esse anel.




Adesivos cutâneos (patch)



Não é difícil de utilizar, podem ser grudados nas nádegas, na parte superior externa do braço ou na parte superior do tronco. São utilizados na aplicação nos primeiros cinco dias do inicio da menstruarão e usados por três semanas seguidas com uma ótima eficácia.




Contracepção de emergência

Também pode ser chamado de pílula do dia seguinte que se baseia no uso de uma pílula após 72 horas da relação sexual e ainda tem que ser usada após 12 horas do primeiro uso. Ele só deve ser usado devido do esquecimento da pílula ou o fato da camisinha ter estourado ou em casos de estupro, porque os seus efeitos colaterais são, geralmente, intensos como dores abdominais, diarreia, acnes, distúrbio nos ciclos menstruais, etc. Hoje em dia os jovens estão utilizando muito esse método de forma irregular, o que não é recomendável.

Dispositivo intra-uterino (DIU)

Ele é implantado no útero da mulher e acaba fazendo com que os espermatozóides morram. Ele altera o formato do útero e da tuba uterina, fazendo com que se dificulte a fecundação, pode ser utilizado por cerca de cinco a dez anos. Há dois tipos de dispositivos os com cobre que são mais utilizados e os hormonais os quais tem uma maior eficácia, que alteram o muco do colo uterino, não deixando os espermatozóides chegarem ao útero. Os seus efeitos colaterais são uma maior intensidade na menstruarão e cólicas menstruais que se normalizam nos primeiros meses de uso. Tem que ser implantado pelo médico.



Esterilização
Existem dois tipos de esterilização a feminina e a masculina. A feminina se chama Laqueadura tubária em que se tem um corte nas trompas de falópio  impedindo o encontro dos gametas. Na masculina, chamada de vasectomia, se tem um procedimento ambulatorial com anestesia que consiste no corte dos ductos de cada lado dos testículos fazendo com que não se tenha a passagem do espermatozóide. Esses dois métodos são bastante eficientes.

Curiosidades
·      Nem sempre o homem soube como ocorria a gravidez, depois de um tempo alguns mais interessados começaram a pesquisar e roubar respostas. Depois de descobrirem como a fecundação ocorre, criou-se a ideia de descobrir como impedir a gravidez, já que, nem todos a desejavam. Começaram então a criar métodos contraceptivos.
·      No Egito foi criado o método da camisinha, onde misturavam fezes de animais com uma pasta, sendo usado para barrar os espermatozóides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário