sábado, 19 de maio de 2012

Seminários - Tema 5 - Desenvolvimento embrionário e células-tronco



Fecundação ou Fertilização:

O óvulo, célula reprodutora haploide feminina, é produzido no ovário, órgão pertencente ao sistema reprodutor feminino.
O espermatozoide, célula reprodutora haploide masculina, e alguns líquidos produzidos pela próstata e vesículas seminais (bolsas que ficam entre o reto e a bexiga) formam um líquido chamado esperma ou sêmen.

Encontro dos gametas

É o encontro do óvulo com o espermatozoide formando a célula-ovo ou zigoto (célula diploide), que ocorre na tuba uterina. Quando ocorre a fecundação o espermatozoide atravessa a corona radiata, encontrando a zona pelúcida, do óvulo, e a atravessa. No momento, em que a membrana plasmática do espermatozoide se encontra com a membrana plasmática do óvulo, é o marco do inicio da fecundação, pois ocorreu o encontro do pró-núcleo masculino com o pró-núcleo feminino.
A célula ovo é a primeira célula do embrião que sofre mitose (divisões celulares) ao percorrer o caminho para o útero. Caso não haja fecundação o óvulo vai sair junto com o sangue, na menstruação.
O zigoto é composto pelos cromossomos paternos e maternos (23 da mãe e 23 do pai, no ser humano).

Fases do Desenvolvimento: zigoto, embrião e feto e Nutrição do ser nas Diversas Fases
A união dos gametas paterno e materno, células reprodutoras haploides, gera uma célula diploide esta chamada de zigoto que é a primeira célula do embrião e se alimenta com base numa reserva no próprio óvulo, isso explica o maior tamanho do óvulo em relação ao espermatozoide.
Embrião é o zigoto em formação até 12º semana de gestação, este quando encontra o útero usa uma de suas camadas, uma membrana mucosa chamada de endométrio, que se encontra espessado por ação da progesterona, para alimentação. Quando o embrião se aloja no útero inicia-se a produção do Cordão Umbilical.
A partir da 12º semana o embrião passa a se chamar feto e faz a troca de nutrientes e oxigênio com a mãe por meio do cordão umbilical, que é formado por duas artérias e uma veia. Essa estrutura esta conectada a placenta, que contém o que é preciso para a troca (nutrientes e oxigênio) e protege o bebê de substâncias que possam o prejudicar (funciona como um filtro). Do outro lado o cordão se conecta ao umbigo do bebê.
-> 1º mês: O embrião durante esses dias mede um milímetro, o sistema nervoso e o coração já começaram a ser formados, está imerso no líquido amniótico.
-> 3º mês: O feto esta com seis centímetros faz alguns movimentos e os órgãos genitais já podem ser reconhecidos; sua pele é avermelhada e transparente e as mãos já apresentam dedos sem unhas.
-> 6º mês: A formação dos brônquios e pulmões está ocorrendo, pelos finos começam a surgir no corpo do feto.  Em alguns casos, o nascimento do feto ocorre nesse momento e como os brônquios e os pulmões ainda não estão totalmente formados, o bebê precisa ficar em uma incubadora. 
-> 8º e 9º mês: o feto esta acabando sua formação, ganhando peso e já está pronto para nascer.

Células-Tronco

Conceito e Tipos
As Células-tronco ou Estaminais não possuem uma função determinada; são capazes de se transformar em vários  tipos de tecido que formam o corpo humano. Existem dois tipos principais de células-tronco:
Células-Tronco embrionárias, são retiradas de embriões (originados em clinicas de fertilização assistida e que não tem mais chance de serem implantados no útero materno – regra do Brasil). Essas células têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano. Espera-se, com as pesquisas, encontrar tratamentos e/ou cura de várias doenças como leucemia, mal de Parkinson, diabetes etc.
Células - Tronco Adultas são encontradas no cordão umbilical, na medula óssea, na placenta e em outros tecidos do corpo humano. Elas já estão sendo utilizadas para tratamento e cura de doenças, tais como transplante de medula, formação de retina, pele etc. Diferentemente das células-tronco embrionárias, as adultas apresentam menor capacidade de transformação, em geral formam células relacionadas aos tecidos em que foram encontradas, por exemplo, células-tronco encontradas no cordão umbilical (consideradas adultas) dão origem a todos os tipos celulares do sangue, mas apenas a esses tipos.

Questões éticas
         Atualmente, existem algumas formas de gerar o nascimento de um bebê uma delas é a Reprodução Assistida por meio da fertilização in vitro, que ocorre fora do corpo da mãe, em que, o espermatozoide de um doador ou do próprio pai é fecundado no óvulo da mãe. Com isso, muitos embriões são produzidos, mas nem todos são implantados no útero da mulher, aqueles que não foram usados ficam congelados por no máximo 3 anos. Após esse período os embriões não podem mais ser implantados no útero de uma mulher e podem, com o consentimento da família ser descartado. Existe uma contradição nisto, pois hoje em dia no Brasil é proibido o aborto, mas embriões são usados para "satisfazer" o desejo de gerar filhos biológicos. Porém, após terminado o prazo de 3 anos será necessário escolher o destino deles: permanecer congelado (pagando-se caro para isso), ser descartado, ou fornecer material para pesquisas. A partir disso,  percebemos que esse tipo de processo gera questões na sociedade, uma delas está relacionada justamente com as pesquisas que utilizam células–tronco embrionárias. Alguns segmentos da sociedade, assim como várias religiões são contra essas pesquisas, pois consideram o embrião uma vida em formação, já que, acreditam que alterar ou sacrificar embriões humanos seria cometer um ato contra a vida.

Tipos de Parto

Parto Normal e Natural
         O parto normal é realizado no Hospital, por médicos com anestesias e cortes para o nascimento do bebê, já o parto natural é realizado em casa acompanhado por uma equipe com parteiro e até médico, mas não é utilizada anestesia, nem incisões.
Vantagens do Parto Normal
         As vantagens do Parto Normal são: a recuperação rápida, sem dor após o parto, a mulher recebe alta antecipadamente e tranquilamente, a mãe e o bebê participam ativamente do nascimento e a lactação é favorecida.

Desvantagens do Parto Normal
         As desvantagens do Parto Normal são: dores na hora do parto, pode ocorrer danos a pelve, uretra e ânus.

Parto Cesário

Conceito
         O Parto Cesário é realizado por meio de cirurgias com anestesias e com data marcada em sala cirúrgica.
Vantagens do Parto Cesário
         As vantagens do Parto Cesário são: é mais rápido a mulher não sente dor durante o parto, pois esta anestesiada, o parto é realizado no dia em que a gestante é internada.
Desvantagens do Parto Cesário
         As desvantagens do Parto Cesário são: a recuperação é lenta, após o parto a mulher sente dor, recebe alta depois da que realizou o parto normal, sente dor ao rir, chorar, espirrar, tossir, amamentar etc. (durante o processo de recuperação), a lactação é menos desfavorecida e sente dores no útero, pois está com cicatrizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário